fbpx

A cerimónia de inauguração das instalações da incubadora social Startup Leiria Inovação Social decorreu no passado dia 28 de junho, com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que muito honrou a cidade de Leiria e a Startup Leiria, com a sua presença e palavras de reconhecimento e incentivo pelos esforços feitos na construção de um ecossistema social de impacto na região.

O evento iniciou às 9h30 e contou com a presença de representantes das várias entidades responsáveis por este projeto de reconhecido valor nacional: Startup Leiria, Município de Leiria, Politécnico de Leiria, Portugal Inovação Social e vários parceiros, como a NERLEI, associados e escolas da região: ESECS, ESTG e ESSLEI.

Gonçalo Lopes, Presidente da CML, fez as honras com o discurso de abertura, onde reforçou o compromisso do Município com a inovação social e aproximação às comunidades. Seguiu-se Rui Pedrosa, Presidente do Politécnico de Leiria, que falou dos 3 grandes eixos prioritários para a instituição para o período de 2020-2030: a digitalização da economia, a transformação verde e a Inovação Social. Eduarda Fernandes, Presidente da Startup Leiria, recordou o percurso e trabalho desenvolvido e relembrou-nos que a Inovação Social é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva, com foco nas pessoas e que não deixa ninguém para trás.

Na sua intervenção, a Srª Ministra Ana Godinho falou do dinamismo surpreendente da região de Leiria, na área de inovação social, mas não só, assim como da importância destas iniciativas no contexto atual de relançamento da economia, em que a pressão sobre as instituições sociais e sobre as empresas vieram realçar várias áreas da nossa sociedade que necessitam urgentemente de investimento. Neste sentido, a Srª Ministra anunciou que os projetos sociais que se tenham candidatado ao Portugal Inovação Social, poderão em breve candidatar-se também ao PROCOOP – Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais.

Seguiu-se o descerramento oficial de Placa de Inauguração das novas instalações da Startup Leiria Inovação Social, um espaço físico totalmente adaptado às necessidades dos empreendedores da área social. Durante a visita à incubadora, a Srª Minista teve oportunidade de conhecer alguns dos projetos emblemáticos da incubadora social que já estão a ter impacto na sociedade, nomeadamente: Francisco Lontro (Brincar de Rua), Ana Rita Vieira (Atlas), Ana Neto (SPEAK), Luís Dias (Instituto Van Nghi) e Rui Sobreiro (Sorrisos de Julinha).

A todos os jornalistas, inovadores e empreendedores que gostariam de conhecer melhor o ecossistema social, estendemos o convite para visitar o espaço da Startup Leiria Inovação Social, no Campus 5 do Politécnico de Leiria, R. de Santo André – 66-68, 2410-541 Leiria.

Pode consultar fotos do evento no link em baixo:

Startup Leiria - Sede
Startup Leiria - Headquarters

R. Carvalha n.º570, Leiria
+351 244 859 460
geral@startupleiria.com

Startup Leiria - Inovação Social
Startup Leiria - Social Innovation
Campus 5 – Politécnico de Leiria R. Santo André – 66-68 +351 244 859 460 inov.social@startupleiria.com
Líder do consórcio
Consortium Leader
Links Úteis
Useful links
Inscreva-se na Newsletter
Subscribe to the Newsletter
Membro de
Member of

Member of Ignition Partner Network

FIT Partner
Fostering Innovation in Tourism

Member of EBN – European Business & Innovation Centre Network

Incubadora certificada
Certified incubator

Startup Leiria © 2021