A Atlanse Portugal, empreendedor graduado da Startup Leiria, desenvolveu a Caminha Market, uma plataforma de comércio eletrónica para a promoção e divulgação do comércio local, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e com o apoio da ACEPI, numa iniciativa que abrange centenas de empresas do concelho de Caminha e a Câmara Municipal local.

O Marketplace, online desde 16 de junho, permite aos comerciantes locais usufruírem de uma montra digital para venderem os seus produtos para um público global, de forma totalmente gratuita. Com uma identidade coerente que reflete a região, e um processo de adesão fácil e rápido, a plataforma eletrónica é um passo importante que capacita e reforça o comércio local para competir numa economia cada vez mais digital, imediata e com consumidores mais exigentes.

O projeto iniciou em 2020, tendo sido desenvolvido em conjunto pela Atlanse, Blisq Creative e NQDA/Untile (empresas especializadas nas áreas de programação, software, webdesign e marketing digital), para a criação de uma loja eletrónica com características locais, que possa servir como template para outras localidades. A primeira versão foi lançada em 2020, em Viana do Castelo, com cem lojas a aderiram à iniciativa Viana Market.

Duarte Vaz, CEO da Atlanse, que integrou o consórcio responsável pela plataforma, realçou que “este projeto representa para o nosso consórcio a oportunidade de trabalhar em prol de um propósito maior, criando impacto na comunidade em que estamos inseridos”, e que o objetivo principal é “apoiar o comércio local na sua adequação a um mundo mais digital e global”. Este é o tipo de projetos que constituí a missão da Atlanse: transformar negócios com soluções tecnológicas apoiadas na inovação e sustentabilidade, através de uma abordagem moderna, iterativa, de desenvolvimento e melhoria contínua. A empresa atua maioritariamente no mercado europeu e especializou-se nas áreas de desenvolvimento de software frontend, backend e mobile.

O Caminha Market resulta de um investimento global do Município no valor de 35 mil euros, e encontra-se disponível para todos os comerciantes do concelho que queiram expandir o seu negócio. Na altura da sessão de apresentação no dia 16 de junho, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, a plataforma contava já com 40 comerciantes pré-inscritos e 17 lojas com presença no Marketplace, distribuídos por Caminha, Vila Praia de Âncora e Moledo.

Startup Leiria - Sede

Rua da Carvalha n.º570, Leiria
+351 244 859 460
geral@startupleiria.com

Startup Leiria - Inovação Social

Campus 5 – Politécnico de Leiria Rua de Santo André – 66-68
+351 244 859 460
inov.social@startupleiria.com

Siga-nos
Líder do consórcio
Membro de

Membro da Ignition Partner Network

FIT Partner
Fostering Innovation in Tourism