Foi inaugurado oficialmente o TEAR Alcanena, um novo espaço dedicado à inovação, criatividade e empreendedorismo, fruto de uma parceria entre a Startup Leiria e a Câmara Municipal de Alcanena e a Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa. Este novo hub pretende impulsionar o desenvolvimento económico da região, ao atrair investimento e fomentar o surgimento de novas empresas.
Com uma meta ambiciosa até 2028, o TEAR prevê a incubação de mais de 50 startups, a captação de 5 milhões de euros em investimento e a criação de cerca de 100 postos de trabalho diretos e indiretos. Instalado num território de baixa densidade populacional, o espaço oferece condições de cowork para até 12 startups e irá acolher entre quatro a cinco eventos anuais ligados ao ecossistema empreendedor.
“O TEAR é mais do que um espaço físico — é um símbolo da nova visão que temos para Alcanena. Queremos que o talento cresça e gere impacto aqui mesmo, na sua terra – queremos atrair investimento, tecer ligações e, criar inovação, em novas indústrias e nas indústrias da região”, afirma Vítor Ferreira, diretor executivo da Startup Leiria.
A sigla TEAR representa os pilares fundadores do projeto: Tecnologia, Talento, Tradição, Empreendedorismo e Arte. A iniciativa surge como uma aposta estratégica na revitalização económica e social do concelho, promovendo oportunidades para jovens empreendedores e profissionais locais.
Com este novo espaço, Alcanena integra-se numa rede nacional de apoio ao empreendedorismo, assumindo-se como um ponto de partida para ideias com potencial de crescimento e impacto local.