O Município de Ansião e a Startup Leiria celebraram, dia 28 de julho, a assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas entidades para o desenvolvimento de novos mecanismos de apoio e promoção do empreendedorismo e da inovação.
O evento decorreu no Centro de Negócios de Ansião e inaugurou a abertura do novo espaço de CoWorking pelo Município, dedicado ao conhecimento, com vista a acolher projetos dos empreendedores e ajudar no desenvolvimento económico e social da região.
O evento iniciou às 10h com a receção dos convidados e discursos de André Duarte Coelho, CEO da CO+K – Ecossistemas de Inovação, Eduarda Fernandes, Presidente da Startup Leiria e António José Domingues, Presidente da Câmara Municipal, que partilham de opiniões idênticas no que toca à criação de um novo futuro e novos negócios que geram ecossistema. De seguida realizou-se a assinatura do protocolo entre o Município de Ansião e a Startup Leiria.
A Startup Leiria fica assim responsável pela criação e gestão das atividades de apoio aos empreendedores, disponibilizando os seus serviços de capacitação e consultadoria desenhados para o desenvolvimento de novos modelos de negócio, criando um ecossistema regional de inovação.
Irá também contribuir na geração de novas oportunidades de crescimento para as startups, através de mentoria especializada para potenciar os negócios e ligação a outas redes de conhecimento, como instituições de ensino superior, centros tecnológicos e laboratórios, empresas estabelecidas, startups graduadas e outros ecossistemas.
Em função das necessidades da região, o protocolo poderá ser alargado para responder a novos desafios futuros e apoiar o Município, entidades e empresas no desenvolvimento de projetos nacionais.
Este passo é um claro reflexo da estratégia de crescimento da Startup Leiria, que se afirma como um dos grandes promotores do ecossistema nacional (e internacional) da inovação, já com uma presença transversal nas áreas tecnológica, de serviços, inovação social, indústria 4.0, economia circular e inovação territorial. O seu objetivo é a construção de um ecossistema sustentável com características únicas, que permita aos empreendedores e inovadores dos vários Municípios ligarem-se entre si e criarem valor.
Nas palavras de Vítor Ferreira, Diretor-Geral da Startup Leiria: «Este é o início de uma viagem para ligar ecossistemas, potenciar o desenvolvimento de Ansião, gerando novos negócios mais competitivos e intensivos em conhecimento».
Pode consultar fotos do evento no link em baixo: