A Synkar, spin-off da Data H que desenvolve robots recorrendo a inteligência artificial e machine learning, anunciou para 2022 o início da exportação dos seus veículos autónomos. As primeiras unidades foram vendidas a empresas na Irlanda, Canadá, Portugal, Malásia e Brasil, e a startup brasileira projeta uma produção contínua de 1000 unidades por ano, tendo em conta as encomendas em fila de espera.

O seu modelo de robot mais popular, no Brasil, é a ADA, projetado para transporte de mercadorias e encomendas até 30 kg em produtos em espaços interiores – o robot tem a capacidade de analisar o ambiente para otimizar o seu percurso, desviar-se dos utentes e aprender com a experiência, e conta com uma autonomia de bateria de 12 horas.

Durante a pandemia, a ADA foi usado extensivamente em condomínios fechados residenciais e lojas de shoppings, como teste real na entrega de refeições na fase de last-mile (etapa final de entrega ao cliente), durante o estado de emergência. A iFood foi parceiro nesta fase de testes, e em junho de 2021, juntou-se a este projeto como investidor seed, duplicando os seus investimentos na área da IA e robótica. Líder na entrega on-line de alimentos na América latina, a iFood regista 60 milhões de pedidos mensais e fornece soluções de gestão aos cerca de 170 mil restaurantes registados na sua plataforma de parceiros.

Saiba mais sobre esta parceria no link em baixo:

Selecionar Idioma