Decorreu nos dias 8, 11 e 12 de dezembro, o primeiro Programa de Capacitação – TalentUP – da Startup Leiria, construído de raiz para responder às necessidades dos inovadores: pessoas sem uma ideia e/ou equipa, que queiram ser empreendedoras.

Este foi o primeiro de vários programas que estão a ser preparados, com o intuito de responder às dores específicas de empreendedores, em diferentes etapas de maturidade das suas ideias. O sucesso deste programa revela a necessidade deste tipo de iniciativas, e que a sociedade portuguesa está já sensibilizada para a importância do empreendedorismo como um dos motores das economias do futuro – para as 15 vagas projetadas, concorreram cerca de 80 interessados, o que levou a organização a elevar para 23 o número de participantes.

Dia 8, quarta-feira, primeiro dia do programa, os inscritos participaram numa série de dinâmicas de grupo, desenhadas para explorar a criatividade, com desafios flash de colaboração e pivot de ideias de negócio contraintuitivas. No final do dia, os selecionados foram reunidos em equipas para se dedicarem, durante o fim de semana, a um grande desafio lançado pela Startup Leiria, em que tiveram de desenvolver o conceito até à construção de um Modelo de Negócio – de início ao fim.

Na tarde de domingo, as equipas apresentaram os projetos que trabalharam, a um júri constituído por: Bernardo Tavares em representação da Demium, João Mota da VOID.software e Vítor Ferreira da Startup Leiria. A grande qualidade e dinamismo das equipas levou, uma vez mais, a alterações ao protocolo: o júri selecionou 4 equipas (em vez das 3 planeadas), com especial destaque para o projeto DL Medicine.

Estes são os projetos vencedores do 1º Programa de Aceleração TalentUP:

1º LUGAR: 🏆

DL Medicine: projeto de diagnóstico na área da saúde.

2º LUGAR: 🏆

Get a desk: projeto de rentabilização de imóveis.

RFIDo: projeto na área de distribuição e logística.

Mold.ai: projeto na área de moldes

Com esta distinção, as equipas vencedoras ganham serviços gratuitos de Aceleração de Ideias na Startup Leiria, para que possam continuar a desenvolver os seus projetos, nos próximos meses, com o acompanhamento de consultores experientes na área da inovação e do empreendedorismo.

Após estes meses de capacitação, os projetos seguirão para incubação na Demium, onde se vão preparar para a candidatura ao Programa de Aceleração Demium, que apoia empreendedores a tornar ideias de negócio em startups escaláveis: ajuda a encontrar cofundador(es), a lançar uma empresa e a obter financiamento, com uma primeira ronda de financiamento pre-seed garantida no valor de 100.000€, e até 500.000€ em investimentos subsequentes, através do seu fundo Think Bigger Capital.